TGI - Trabalho de Graduação Interdisciplinar.
Premiado em comemoração aos 50 anos de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie
Desenvolvimento de uma Estrutura de Cabos
Este projeto é parte integrante do projeto realizado como Trabalho de Graduação que trata da reformulação urbana do centro do município de São Sebastião, reurbanizando a área de aterro e portuária. Deste consta um extenso programa do qual faz parte uma Marina Pública para o município. Nessa Marina Publica é locado um Centro de Eventos, um espaço que se deve adequar a vários tipos de uso pois atende tanto a marina como a cidade. É concebido no sentido de suprir eventos como Feiras de artigos náuticos, premiações e comemorações relativas as atividades da marina, como abrigar Shows e festas.
Esse Centro de Eventos além de abrigar uma grande área deveria possuir um pé direito relativamente alto para possibilitar que todo o aparato luminotécnico para shows pudesse ser montado. Por outro lado essa estrutura apesar de ser de grande porte não deveria interferir de modo drástico na paisagem. E se compatibilizar com as condições climáticas da região.
Foi adotado para resolver esse problema o projeto de uma estrutura de cabos que já havia sido concebida anteriormente a partir de uma maquete “estrutural”. Tanto o conceito estrutural como o formal já estavam estabelecidos apesar de ainda pouco elaborada. Essa maquete foi concebida no sentido de se ter um resultado formal que, em tese, teria um menor coeficiente de penetração no vento, para assim garantir uma menor interferência dos ventos na estrutura. Por outro lado se tomou o cuidado de se retirar os pilares do centro da estrutura conseguindo assim grande espaço interno livre da interferência dos mesmos. Esse aspecto como o anterior foram essenciais para que essa estrutura pudesse ser aproximada aos usos pretendidos a esse centro de eventos. Sua orientação com os pontos cardeais era outro fator importante , pois se trata de um modelo simétrico que deve ser orientado em sentido contrário aos ventos mais críticos. Para isso se levou em conta seu porte e sua orientação quando se projetou a Marina Pública pois esse espaço deveria estar em local de grande importância dentro da mesma.
Sua estrutura faz referência a estruturas tanto de barcos como a estruturas orgânicas pois se baseia no conceito de uma espinha dorsal com costelas que a cruzam.
No caso por se tratar de uma estrutura de cabos uma costela é rígida se tratando de um arco, que com a ajuda de um pilar, o único que resta dentro, sustentam toda a estrutura.